O que são Chakras
A palavra Chakra vem do Sânscrito, e significa roda , centro ou plexo. Chakras sáo vórtices-redemoinhos- de energia vital, que giram em alta velocidade.
Estão associados às glândulas e funcionam como centros de captação e distribuição de energia. Temos cerca de 90.000 chakras pelo corpo.
Os sete principais Chakras localizam-se na base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano.
Em um corpo saudável todos giram em alta velocidade sem parar, permitindo que a energia vital flua através do sistema endócrino. Se um desses centros começar a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica bloqueado, causando envelhecimento ou doença.
Como funcionam e o que significa cada Chakras
Cada um destes 7 centros de energia tem uma cor, um mantra e uma imagem.
1- Básico ou primeiro Chakra – Muladhara
Glândula: Suprarrenal | Cor: Vermelho | Mantra Lam
Significado do Chakra: Situado na base da coluna vertebral, abaixo do órgão sexual, é o principal modelador dos estímulos da vida orgânica e espiritual do homem. Este chakra tem uma energia chamada kundalini, que, em forma de serpente, sobe ao longo do corpo vitalizando os outros chakras.
Emoções Associadas: Problemas familiares, excessos de responsabilidade – pessoal, profissional, familiar, etc. Dificuldades na estrutura de vida, falta de dinheiro, falta de emprego, etc.
Doenças Associadas: Indisposição física; Falta de vitalidade; Dores nas juntas; Torcicolo; Nervo ciático; Desânimo de viver; Falta de entusiasmo; Falta de aterramento no plano Terra; Falta de estrutura de base (pernas, braços, pés e mãos); Dificuldade na estrutura da família; Unha encravada crônica.
2- Umbilical ou Segundo Chakra – Swadhistana
Glândula: Suprarrenal (pâncreas) | Cor: Laranja | Mantra Van
Significado do Chakra: Situado sobre o umbigo, está ligado à fisiologia da alma, ao campo das emoções, a sentimentos primários e também ao sistema nervoso, razão pela qual as emoções violentas paralisam a digestão e repercutem sobre o fígado.
Emoções Associadas: Dificuldades nos relacionamento com conjugues, parentes, amigos, etc. Abster-se de realizações na vida, falta de aceitação do corpo, baixa autoestima, dificuldade em viver a vida, etc.
Doenças Associadas: Deficiências no sistema linfático; Falta de orgasmo; Incapacidade de ereção; Ejaculação precoce; Descontroles no fluxo menstrual; Infecção de rins e bexiga; Acúmulo de gordura acentuada na região do quadril; Obesidade em geral; Dificuldades nos relacionamentos afetivos; Cistos e Miomas no ovário.
3 – Plexo Solar ou Terceiro Chakra – Manipura
Glândula: Baço | Cor: Amarelo | Mantra Ram
Significado do Chakra: Regula a entrada da energia vital – Prana. Localizado sobre o baço, está ligado a digestão, emoções e metabolismo.
Emoções Associadas: Raiva, medo, insegurança, mágoa, tristeza, remorso, arrependimento, não engolir a vida, desejos não realizados, ansiedade, angústia, pânico, depressão, não perdoar, ódio, etc.
Doenças Associadas: Deficiência digestiva e respiratória; Oscilações de humor; Depressões; Introversão; Hábitos alimentares anormais; Instabilidade nervosa; Câncer de estômago; Desequilíbrio emocional; Inseguranças, Medos e Pânicos; Agonias; Ansiedade; Diabetes; Obesidade.
4 – Cardíaco ou Quarto Chakra – Anahata
Glândula: Timo (estímulo da imunidade) | Cor: Verde ou Rosa | Mantra Yam
Significado do Chakra: Responsável pelo equilíbrio e intercâmbio das emoções (sentimentos). Sobre o coração, é dourado brilhante e se divide em doze partes ou raios.
Emoções Associadas: Sentimentos reprimidos, tristeza, não achar graça da vida, materialismo excessivo, falta de compreensão, falta de sensibilidade, excesso de apego por tudo, dores de perda e abandono, etc.
Doenças Associadas: Infartos; Angina; Taquicardia; Paradas respiratórias; Deficiência pulmonar; Circulação precária; Baixa imunidade; Excessiva sensibilidade emocional; Eczema pulmonar; Câncer de mama.
5 – Laringeo ou Quinto Chakra – Vishuda
Glândula: Tireóide | Cor: Azul Claro | Mantra Ham
Significado Chakra: Situado sobre a garganta, esse chakra tem faixas de frequências energéticas distribuídas pelos dezesseis raios que o compõem. Exerce influência no controle do metabolismo e na comunicação em geral.
Emoções Associadas: Não conseguir falar, não conseguir opinar, não conseguir verbalizar ou expressar os sentimentos, “engolir” os sentimentos reprimidos, não conseguir por em prática os projetos, etc.
Doenças Associadas: Falta de criatividade para verbalizar pensamentos; Dificuldade de expressão e comunicação, principalmente em público; Asmas; Vertigens; Alergias; Anemias; Fadiga; Laringites; Dores de garganta; Problemas menstruais; Herpes e aftas na boca; Problemas de cabelo e pele; Descontrole do crescimento do corpo na infância; Bócio; Câncer na garganta.
6 – Frontal ou Sexto Chakra – Ajna
Glândula: Pituitária ou hipófise | Cor: Azul Índigo | Mantra Om
Significado do Chakra: Localizado na testa , entre as sobrancelhas, compõe-se de 48 raios, dividido em duas porções. É o chakra da intuição e da criatividade.
Emoções Associadas: Excesso de preocupações na vida, não dar limites na vida, excesso de negatividade, raiva do mundo, futilidade, dificuldade em “respirar a vida”, excessiva visão racional e lógica de tudo, etc.
Doenças Associadas: Compreender conceitos mentais; Incapacidade de por idéias em prática; Influencia a função de todas as outras glândulas; Dores de cabeça; Sinusite; Confusão mental; Dificuldade de concentração; Memória ruim; Herpes; Otites.
7 – Coronario ou Sétimo Chakra – Sahashara
Glândula: Pineal | Cor: Violeta | Mantra Om
Significado do Chakra: Está ligado às funções do cérebro, assim como do divino. O “lótus de mil pétalas” da terminologia oriental está no alto da cabeça, com cores das mais diversas matizes e atividade intensa.
É o centro psicológico para evolução da capacidade intuitiva, experiência espiritual, sentido de unificação. Por onde entram as energias celestes. Responsável pela expansão da consciência e pela captação das ideias elevadas.
Emoções Associadas: Falta de fé, incredulidade, não aceitar o mundo, não se ligar a uma consciência divina, não crer em Deus, brigar com Deus, rejeitar sua origem e criação, etc.
Doenças Associadas: Desequilíbrio do relógio biológico e do sono; Equilíbrio do corpo; Estado de espírito alterado; Desarmonia nos vínculos entre corpo físico e corpos sutis; Não integração total da personalidade com a vida, aspectos espirituais da humanidade; Influencia a função de todas as outras glândulas; Câncer no cérebro.
Ter os Chakras em equilíbrio, harmonia e alinhados, é fundamental para o nosso equilíbrio e saúde.
Como equilibrar os Chakras
Existem algumas técnicas e terapias que ajudam a equilibrar os chakras, são elas: Reiki, Florais, Fitoenergética, Cristais, Yoga e Meditação
Quer saber mais com funciona? Agende um horário com a Luciana Rocha Terapeuta Curitiba, pelo WhatsApp: (41) 98864-1944
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.